Mitos e verdades sobre o infarto

Na internet encontramos muita informação sobre “o infarto”. Mas, afinal, o que é verdade ou mentira? No post de hoje, vamos falar sobre isso. Mas, antes, gostaria de explicar que o infarto acontece por conta de obstrução de alguma das artérias, chamadas coronárias, que levam sangue ao coração.

Verdade: homens tem mais chances de sofrerem um infarto, do que as mulheres! Contudo, após a menopausa as mulheres infartam mais que os homens.

Mito: só idosos sofrem com o infarto. Atenção: o ataque cardíaco pode atingir todas as idades e o infarto pode acometer jovens com manifestação mais grave, como a morte súbita, já a partir de 35 anos. Crianças podem manifestar doenças cardíacas prioritariamente por distúrbios congênitos.

Verdade: pessoas fumantes tem até 3x mais chances de sofrerem um infarto, do que as não tabagistas!

Mito: pessoas magras não correm o risco de infarto. Atenção: pessoas magras também podem sofrer com problemas de colesterol, diabetes e etc, que levam a lesão e obstrução das coronárias.

⚠️Os fatores de risco para obstrução silenciosa das artérias coronárias podem ser imutáveis (como idade e genética) ou adquiridos/comportamentais (tabagismo, hipertensão, diabetes e hipercolesterolemia). Para tanto, procure seu cardiologista para estratificação do seu risco cardiovascular e inicie seu tratamento.

*O infarto pode ser evitado pelas orientações de seu médico!*

👉Tem mais dúvidas, deixa aqui seu comentário!

Dra Marcelle Sá | CRM/SP 128192
Cardiologista e Ecocardiografia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat