Angiologia e Cirurgia Vascular
O médico especialista em angiologia e cirurgia vascular é o responsável por cuidar dos sistemas arterial, venoso e linfático. A maior parte dos tratamentos é realizada com procedimentos minimamente invasivos. Contudo, há casos que as cirurgia convencional apresentam os melhores resultados. Entre as principais doenças que necessitam da avaliação, tratamento e acompanhamento de um cirurgião vascular estão varizes, trombose, aneurismas, obstruções nas artérias das pernas e acidente vascular cerebral por obstrução nas carótidas.
Cirurgia Endovascular
Essa é uma subespecialidade da cirurgia vascular, onde o médico realiza tratamento das doenças circulatórias de maneira minimamente invasiva. Esse tipo de tratamento busca reduzir a agressividade cirúrgica, evitando grandes incisões e cicatrizes. Os procedimentos são feitos com o uso de cateteres e guias, ambos monitorados através de monitores, raio-x ou ultrassom. Atualmente a cirurgia de varizes por termoablação (laser ou radiofrequência de safenas insuficientes), tem se tornado o tratamento de eleição na maioria dos casos.
Ultrassonografia Vascular com Doppler
A ultrassonografia vascular com Doppler é um exame não invasivo, de rápida execução e sem contra-indicações. Avalia a circulação do sangue no interior das veias e artérias e identifica alguns problemas vasculares como varizes, placas de ateroma, aneurismas e trombose.
O Doppler venoso de varizes avalia a presença de refluxo em veias profundas ou em veias safenas. Isto pode ser o grande diferencial para que o tratamento das varizes. Uma avaliação pré-operatória minuciosa é indispensável para o planejamento e sucesso do tratamento.
Além de ser utilizado para o diagnóstico de doenças vasculares, o Doppler também auxilia o Cirurgião Vascular durante os tratamentos cirúrgicos, trazendo mais segurança ao procedimento.