Geriatria

A Geriatria é a área da medicina responsável por estudar o envelhecimento humano e cuidar da saúde da pessoa idosa. Com o aumento da expectativa de vida, planejar e tratar as condições associadas ao envelhecimento são fundamentais para garantir uma boa qualidade de vida.

No Brasil, idosos são considerados aqueles com mais de 60 anos. Porém, sabemos que as alterações do corpo e da mente começam antes desse período e para garantir um envelhecimento saudável é necessário iniciar os cuidados de prevenção e planejamento anos antes.

O geriatra objetiva cuidar dos aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais de cada idoso, gerenciando os cuidados junto aos demais profissionais. As alterações mais comuns vistas em consultas são deficiências de vitaminas, falhas na memória, quedas, insônia, tonturas, depressão, excesso de medicação e dores crônicas.

Síndromes Demenciais

São um conjunto de doenças do cérebro que levam à alterações do pensamento e do comportamento, como por exemplo a Doença de Alzheimer, os estágios avançados da Doença de Parkinson, a Demência Frontotemporal, entre outros.

Nem sempre uma Síndrome Demencial começa com perda de memória, podendo esta não estar alterada nos primeiros anos e atrasar o diagnóstico. O acompanhamento regular e a investigação rotineira por meio de coleta de história e testes é capaz de fazer a detecção precoce do quadro.

As Síndromes Demenciais vão muito além do diagnóstico e são um desafio para toda a família, devendo haver planejamento, informação e confiança no cuidado com o paciente.

Geriatria

Dra. Lis Zampier Goulart